quarta-feira, 30 de julho de 2008

Sobre a candidatura de José Graça à Câmara de Santo Tirso

O Jornal Destak publicou hoje uma notícia sobre a candidatura de José Graça à Câmara de Santo Tirso, cujo original podem ler AQUI.

Para ajudar transcrevo-a de seguida:

Na disputa à liderança da autarquia de Santo Tirso, que acontece no próximo ano, vão concorrer duas pessoas afectas ao Partido Social Democrata (PSD). João Abreu é o candidato oficial do partido, mas José Graça Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santo Tirso eleito pelos sociais-democratas, vai entrar tambémna corrida, mas desta feita como independente. Em causa está um concelho que é conduzido há mais de 20 anos pelo Partido Socialista (PS), primeiro por Joaquim Couto (que interrompeu o mandato para tomar posse como governador civil do Porto e ocupa, neste momento, o cargo de deputado na Assembleia da República), seguido de Castro Fernandes, que se encontra a exercer aquele que é o seu décimo ano na liderança da autarquia tirsense. Aconquista daCâmara de Santo Tirso pelo PSD é uma das grandes apostas da distrital laranja, liderada por Marco António Costa. Em Maio deste ano a concelhia dava conta, sem surpresa, que João Abreu, tal como aconteceu em 2005, é o homem que vai para a frente de batalha, mas o Destak sabe que o nome do professor universitário não foi totalmente consensual no seio dos militantes e simpatizantes do partido. Neste sentido, José Graça Martins afiança que vai avançar comuma «candidatura independente que seja uma verdadeira alternativa para o concelho». O candidato garante que tem o apoio de «algumas pessoas do PS e do PSD» e salienta que não é permeável «a qualquer tipo de tachos». João Abreu, contactado pelo Destak, não quis tecer qualquer comentário.
CONCELHIADIZ-SE DESPREOCUPADA
O líder da comissão política concelhia de Santo Tirso, Alírio Canceles, não se mostra preocupado com a candidatura independente de José Graça Martins. «As candidaturas independentes só vão enriquecer a derrota do PS e vêm confirmar
o clima de insatisfação», argumentou. «Não tenho dúvida de que o sr. Graça vá buscar eleitorado ao PS, o que é bom para nós», disse.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Nova sondagem - sobre o apoio social da CMSTS


A Câmara Municipal decidiu conceder apoios de €50 e de €25 para apoio à aquisição de manuais e material escolar dos alunos provenientes das famílias mais carenciadas do concelho.
Esta medida foi aqui por mim criticada e também já foi criticada em comunicado pela CDU.

Lanço agora uma sondagem entre os visitantes deste Blog para saber o que pensam. Será este uma medida adequada? será insuficiente? será desnecessária? será demagógica?

Vamos a votos...

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Sobre o apoio social da CMSTS

Segundo o JN de ontem, a CMSTS vai apoiar as famílias mais carenciadas do concelho na compra de material escolar.
Haverá um apoio de 50 euros para as familias mais carenciadas (escalão A) e de 25 euros para o escalão intermédio (escalão B).
Serão abrangidos os alunos do ensino básico, nos quatro agrupamentos verticais, mais a escola basica integrada das Aves.

Parece-me importante, mas muito curto... Esta Câmara gastou seguramente mais na propaganda sobre a habitação do que irá gastar no apoio às famílias para aquisição de manuais escolares!

No actual contexto economico-social de Santo Tirso, a proposta que a deputada da CDU apresentou na ultima assembleia municipal parece-me mais justa. Aquela deputada defendeu a oferta de manuais escolares pelo menos às famílias de maiores carências (as do escalão A).
Estranhamente, na altura (29 de Junho) Castro Fernandes disse que não dava nenhum apoio para livros, agora aparece com esta medida manifestamente insuficiente.

domingo, 13 de julho de 2008

A oposição do PSD


Em (aparente) resposta à propaganda da Câmara sobre a Habitação, o PSD colocou pelo menos dois cartazes sobre problemas do concelho em locais estratégicos.
Os dois cartazes que vi estão na ponte de frádegas (sobre desemprego) e na rotunda Timor Lorosae (sobre o Instituto Politécnico).
Valorizo estas preocupações, tal como considerei importante a manifestação do PCP contra o desemprego.
Contudo, estando plenamente de acordo com as críticas, parece-me no mínimo estranho que as principais criticas do PSD/Santo Tirso sejam sobre matérias cuja principal responsabilidade não é de âmbito municipal (como acontece com o desemprego e o ensino superior).

Carta Educativa, Serviços Públicos Municipais, 1º Ciclo do Ensino Básico, apoio à 3ª Idade, Juventude, Cultura, Estacionamentos Privatizados, falta de investimentos nas freguesias... penso que seria mais importante o PSD se pronunciar sobre estas matérias no seu ambito municipal.

Habitação Social e propaganda

Fomos presenteados com dezenas de outdoors (placares de propaganda) na cidade de Santo Tirso e em breve nas 24 freguesias do concelho.
Em jeito de campanha eleitoral, Castro Fernandes aproveita os dinheiros públicos para fazer propaganda ao investimento na Habitação.

Contudo não diz que estes investimentos chegaram com 3, 4 e 5 anos de atraso em relação aos compromissos que ele próprio assumiu com a população.


É feio dizer só meias verdades...

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Terminou a primeira sondagem!


Terminou a primeira sondagem do Tirso ao alvo.
Parece-me correcto concluir que temos oposição em Santo Tirso!
Metade dos participantes na votação entendem que o PSD tem feito a melhor oposição e 36% entendem quem foi a CDU.

Com resultados pouco expressivos (6% cada uma) surgem as opções "críticos do PS" e nenhum deles. O CDS não teve qualquer voto, o que me parece de normal atendendo à realidade política local.

Parece-me ainda de valorizar o facto de haver 290 visitas ao site em 7 dias. Para um blog que está a começar não me parece nada mal...

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Novamente a água... a Indaqua e a Câmara


Indaqua e CMST espalharam placas em todos os fontanários ou minas de água existentes no concelho.
Em alguns colocou uma placa dizendo que a água não é potável, noutros colocou uma placa dizendo que a água não é analisada regularmente (ver foto).

Querem com isto dizer que na altura fizeram análises à água e ela estava boa, mas como não interessa que haja água potável disponível (e de borla) nas ruas de Santo Tirso, colocaram uma placa dissuasora do consumo.

Questões que merecem resposta:
  • de quem é a responsabilidade de analisar a água dos fontanários e das minas existentes no concelho? A CMST não tem um papel na defesa da saúde pública?
  • E os fontanários entretanto criados em freguesias da cidade, por iniciativa das Juntas de Freguesia, que não têm qualquer informação sobre a qualidade da água... que diz a CMST e a Indaqua sobre isto?
  • É mera coincidencia o aparecimento das placas na mesma altura em que decorrem as obras da Indaqua?

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Sobre o "apoio" da Câmara à ligação de ramais


Recentemente surgiu em vários órgãos de comunicação social uma noticia que dava conta da decisão da Câmara de Santo Tirso comparticipar metade do custo da ligação das habitações dos municipes tirsenses aos ramais da rede pública de abastecimento de água.
Anunciavam ainda que esta decisão entra em vigor é já a partir do mês de Julho, prolongando-se até ao final do presente ano.


ALGUMAS PERGUNTAS QUE SE IMPÕEM FACE À DECISÃO:
  • O que acontece a que pagou já a ligação porque quis cumprir com um dever legal e cívico? a CMST vai devolver 50% do que já pagaram?
  • E quem fez a ligação e está a pagar em prestações, pode pagar só o correspondente a 50% do valor?
  • Considera a CMST justo que quem está desempregado, sem rendimentos ou com rendimentos muito reduzidos, tenha o mesmo desconto que aqueles que ganham 7 ou 8 mil euros por mês?
  • Esta decisão foi imposta pela empresa pelo facto dos munícipes não estarem a aderir à rede?
  • A Câmara diz que há 79% da população servida, que percentagem exacta de população está efectivamente ligada e a ser servida pela rede?
  • A Câmara fala em 75% dos poços com água contaminada, que garantias tem a Câmara da qualidade da água que abastece as populações por iniciativa da Juntas de Freguesia e que são também provenientes de poços públicos?

Para começar

Olá, bem vindos!

Há muito que me sentia tentado a fazer uma coisa destas... um blog sobre Santo Tirso.
Um fórum de discussão política sobre o concelho e a sociedade.
Um espaço de intervenção.
Sei que há já alguns com estes objectivos, sem que até têm vários visitantes regulares, mas acho que o aparecimento do Tirso ao alvo pode ajudar à pluralidade.














Para começar e para "apalpar o pulso" a quem passeia pela rede, lanço uma sondagem sobre a oposição que temos em Santo Tirso. A sondagem decorrerá até ao próximo dia 9 de Julho.
Vamos a votos...