sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Volta a Portugal - audiencias de televisão

Foram agora divulgados os resultados finais das audiencias registadas durante as emissões das etapas da Volta pela RTP1.
A etapa que terminou em Santo Tirso foi 5ª mais vista tanto em audiência média (4,4%) como em share (31,6%).
A etapa mais vista foi a etapa rainha, a etapa da Torre que teve 40,4% de share e 7,6% de audiência média.
A etapa da senhora da Graça também registou niveis de audiencia e de share muito superiores à de Santo Tirso.
A etapa menos vista foi o prólogo inicial com 22,6% de share.

(fonte: marktest)

Mapa judiciário - adenda

Após uma pesquisa no google pelos termos "mapa judiciário santo tirso" apenas encontrei referencias à posição que o PCP tinha sobre a matéria.
Há agora um leitor que me fez chegar a posição do PSD, que está no site do PSD, mas cujo título não fazia referencia ao mapa judiciário e por isso "passou-me despercebido".
Apesar do comunicado ter por base o estudo preliminar e não o resultado do que irá avançar com base nas 39 comarcas, transcrevo de seguida parte do comunicado do PSD que pode ser lido na integra no site daquele Partido.
"O PSD de Santo Tirso está seriamente preocupado. Depois do encerramento das Finanças das Aves, da maternidade e de outras valências do Hospital de Santo Tirso. Depois da desqualificação do serviço de urgências, eis que pode estar eminente a “desqualificação” dos Tribunais de Santo Tirso e a perda de algumas especialidades, nomeadamente a do Trabalho."

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Mapa Judiciário e Santo Tirso

Segundo o secretário de estado da Justiça "O objectivo do Governo é melhorar o serviço de Justiça perante os cidadãos. Entre o documento de trabalho inicial e a solução aprovada em Conselho de Ministros houve uma evolução, na base de um trabalho dialogado e com o contributo de todas as entidades que foram ouvidas."
Desde a passagem de serviços de Santo Tirso para Guimarães até à versão mais recente correu muita tinta.
Recorde-se que este assunto marcou durante alguns meses a discussão política nacional no que diz respeito ao pacto da Justiça entre PS e PSD.
De forma "grosseira" pode dizer-se que actualmente está previsto que os concelhos de Maia, Matosinhos, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Santo Tirso e Trofa terão os principais processos julgados nos tribunais de Santo Tirso, Maia ou Matosinhos.
Haverá processos destes tribunais que passarão a ser todos julgados em Santo Tirso, assim como outros serão todos julgados em Matosinhos ou na Maia.
O governo pretende reduzir custos e "optimizar serviços".
Há quem fale em aumento dos honorários dos advogados e de custos de deslocações das pessoas envolvidas nos processos.
Dos partidos locais, só encontrei posição do PCP que podem consultar AQUI.
(se alguém conhecer de outros Partidos podem indicar)

Não específicamento sobre o mapa judiciário, mas a propósito da vinda do secretário de estado a Santo Tirso, a Câmara publicou ESTA noticia.

Para ajudar a perceber mais sobre o assunto, deixo os seguintes links:
NOTICIA DA LUSA
INFORMAÇÃO DO GOVERNO

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Urbanismo em Santo Tirso - algumas notas...


As variantes rodoviárias ao centro de Santo Tirso permitem desde há alguns anos retirar milhares de carros diariamente do centro.
Nesse mesmo centro não há, ao contrario de muitas outras cidades, grandes aberrações urbanísticas. Até o prédio dos Carvalhais é quase insignificante quando comparado com os centros de muitas outras cidades.
De forma discutível e contestada (em certos casos) alguns (poucos) edifícios antigos do centro estão a ser recuperados deixando antever a possibilidade de uma "baixa" ainda mais agradável.
O estacionamento (que actualmente é gratuito e por isso convidativo ao passeio pelo centro) será um obstáculo dentro de alguns anos com a concessão a privados recentemente aprovada por larga maioria na Câmara e Assembleia Municipal.
Mas... o grande problema começa à medida que nos afastamos deste centro de cidade.
São zonas industriais sem infraestruturas e aparentemente inacabadas, são ruas da cidade em terra batida, é a falta de semáforos e de passadeiras, é até alguns licenciamentos absurdos como aconteceu recentemente com o licenciamento de uma fábrica de transformação de pedra em zona residencial. Diga-se que este processo foi revertido por acção dos moradores, já depois de Junta e Câmara terem dado parecer positivo.
A imagem da foto serve também de alerta para que não permitam que o desordenamento ganhe ao bom senso. Para que não permitam que a cidade de Santo Tirso seja rodeada de caos urbanístico.
Faz falta indústria no concelho, mas faz falta também a qualidade de vida. Convém a este propósito lembrar que em Santo Tirso registam-se com frequência níveis de Ozono acima do permitido por Lei.
Indústria não é sinónimo de poluição nem de caos urbanístico.
Que o necessário combate ao desemprego não sirva para fazer ainda mais asneiras!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ainda os 1200 postos de trabalho

Para os interessados, deixo aqui 3 visões diferentes sobre a matéria.
O texto do Portal do Governo PS
Um artigo de opinião afecto ao PSD
Um artigo de opinião afecto ao PCP

O Leitor que faça os seus juízos.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A Festa da Volta

Passa hoje por Santo Tirso a Festa da Volta!
Não sendo um desporto com muitos praticantes no país, nem tendo muitas provas que arrastem multidões, a Volta a Portugal é uma festa com raízes na população.
Os exemplos deste fenómeno são vários desde as excursões à senhora da Graça ou à serra da Estrela, até às famílias e grupos de amigos que acompanham várias etapas da volta.
Pelo segundo ano consecutivo o Monta da Assunção é palco para o fim de uma etapa. Se isto não representar nenhum gasto exorbitante para a autarquia, acho que deve ser feito o esforço de manter no futuro.
Possivelmente este será o dia do ano em que mais forasteiros por cá passam, seria por isso um grande dia para a Câmara promover os pontos de interesse turístico do concelho.
Que bom seria se hoje fossem distribuidos folhetos com informação sobre os monumentos nacionais e de interesse nacional que existem no concelho, que fosse distribuida informação sobre o que de bom existe (e existe muito) no concelho, com os melhores restaurantes, os nossos artesãos, a adega cooperativa e a cooperativa dos agricultores... que bom seria que a preocupação da Câmara fosse para além dos panos que ontem colocaram no percurso a dizer que apoiam o desporto... que bom seria para o concelho, para o seu desenvolvimento económico e para a sua afirmação na região e no país... que bom seria...

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Os numeros que nos querem esconder


Daqui a uma hora, Sócrates vem prometer a criação de 1200 postos de trabalho para Santo Tirso.
Segundo os dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional, só no primeiro semestre de 2008 ficaram desempregados 1784 tirsenses!
...mais palavras para quê?

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Perigo de encerramento de mais Serviços Públicos em Santo Tirso

Leitores do Tirso ao Alvo não acreditam em Graça

Terminou a sondagem sobre a candidatura de José Graça à Câmara Municipal de Santo Tirso.
Confesso que votei numa das opções minoritárias, "Aguardo para ver no que isto vai dar" que obteve 7% dos votos.
O resultado desta sondagem tem,na minha opinião, duas leituras:
  1. Os leitores do Tirso ao Alvo não acreditam no êxito da candidatura de José Graça;
  2. Este é um assunto que "faz mexer" os cibernautas. esta sondagem teve o dobro dos votantes de sondagens anteriores.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Sondagem sobre candidatura de José Graça

Está terminada a anterior sondagem sobre o apoio social da Câmara, em que votaram 37 visitantes, 62% considerou demagógica a decisão da câmara de atribuir apoios de 25 e 50€ às familias carenciadas para aquisição de livros. 24% considerou a medida insuficiente e 13% manifestou acordo com a decisão da Câmara.

Lanço agora uma nova sondagem aos visitantes do "Tirso ao alvo".
O que acham da candidatura de José Graça à Câmara?
Será ele o homem certo?
Irá beneficiar o PS? ou o PSD?
Será um falhanço? ou o melhor é esperar para ver?