segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Escola da Ponte - uns esclarecimentos

Para que fique clara a minha opinião pessoal sobre o assunto, para evitar confusões, cá vão alguns esclarecimentos sobre o processo da escola da Ponte/EBI S. Tomé de Negrelos:

- Pessoalmente, sou contra esta carta educativa, bem como contra a lógica com que estão a ser feitas um pouco por todo o país. Não me parece correcto, por regra, a concentração de graus de ensino diferentes na mesma infraestrutura, além de continuarem a não dar resposta às reais necessidades da comunidade para o prazo em que são projectadas.
- Não conheço profundamente o projecto educativo da escola da Ponte. Parece-me interessante, embora conheça grandes contestatários do mesmo. Contudo, acho que merece ser defendida a manutenção do projecto educativo, pelo menos como opçao.
- Defendo que no nome oficial da Escola, devá manter-se a referencia ás 2 freguesias.
- Condeno a propaganda (enganadora) da Câmara Municipal e da Junta de freguesia (da dupla Castro Fernandes-Pinheiro Machado) que apresentam este projecto como uma nova escola, quando na verdade se trata de novas instalações para a escola já existente.
- por fim, e porque não reivindicar transporte gratuito e directo dos alunos das Aves que terão que se deslocar para S. Tomé para frequentar a escola?

sábado, 27 de dezembro de 2008

Escola da Ponte e a polémica Aves/S. Tomé de Negrelos

(Imagem retirada do site oficial da Escola da Ponte)

Para muitos, desatentos, aparece como novidade a transferência (física) da Escola da Ponte de Vila das Aves para S. Tomé de Negrelos.
Mas, a verdade é que há cerca de três anos foi aprovada a carta educativa do concelho de Santo Tirso que previa esta situação. Penso até que não houve nenhum voto contra esta Carta Educativa.
Na verdade, a Escola da Ponte chama-se Escola Básica Integrada Aves/S. Tomé de Negrelos. Tal pode ser confirmado no projecto educativo, disponível na página oficial da Escola (pode ser consultado aqui).

Não creio que se ganhe nada a entrar em bairrismos pacóvios.
É ou não verdade que fazem falta novas instalações para a Escola da Ponte? (claro que sim)
É ou não verdade que esta escola serve as duas freguesias? (claro que sim)

O que está errado em toda este processo é o facto de, quando a Câmara "enche a boca" anunciando uma nova escola, não dizer que se trata apenas de novas instalações para uma escola já existente.
O que está errado é a Câmara tentar fazer esquecer que estas instalações deveriam estar concluídas em 2005.
O que está errado é que a escola não mantenha o nome de Escola Básica Integrada Aves/S. Tomé de Negrelos e se passe apenas a chamar Escola Básica Integrada de S. Tomé de Negrelos.

Mas, ficam-me algumas dúvidas ainda sobre a manutenção do projecto educativo. Será para manter? E o contrato de autonomia?
Os silêncios sobre isto merecem-me a maior das apreensões.