domingo, 13 de julho de 2008

A oposição do PSD


Em (aparente) resposta à propaganda da Câmara sobre a Habitação, o PSD colocou pelo menos dois cartazes sobre problemas do concelho em locais estratégicos.
Os dois cartazes que vi estão na ponte de frádegas (sobre desemprego) e na rotunda Timor Lorosae (sobre o Instituto Politécnico).
Valorizo estas preocupações, tal como considerei importante a manifestação do PCP contra o desemprego.
Contudo, estando plenamente de acordo com as críticas, parece-me no mínimo estranho que as principais criticas do PSD/Santo Tirso sejam sobre matérias cuja principal responsabilidade não é de âmbito municipal (como acontece com o desemprego e o ensino superior).

Carta Educativa, Serviços Públicos Municipais, 1º Ciclo do Ensino Básico, apoio à 3ª Idade, Juventude, Cultura, Estacionamentos Privatizados, falta de investimentos nas freguesias... penso que seria mais importante o PSD se pronunciar sobre estas matérias no seu ambito municipal.

8 comentários:

Anónimo disse...

Concordo que as matérias são de alcance governativo. Mas existe hoje uma fortíssima reponsabilidade educativa nas autarquias. Como depende da capacidade dos autarcas reduzir ao máximo os chamados custos de contexto locais, que impedem o investimento e favorecem o desemprego.Esta Câmara é responsável, não por 2 ou 3 anos de poder, mas por 26. Neste tempo -1982/2008, assistimos à implantação de ensino superior na Maia, em Paredes, em Vila do Conde e Póvoa de Varzim, em Felgueiras, Fafe e Póvoa de Lanhoso, Ponte de Lima, Espinho, Guimarães, Famalicão e Barcelos. Deixamos fugir a possibilidade da Escola Superior Agrária e perdemos a Portucalense. Nunca o poder em Santo Tirso teve capacidade para atrair esse investimento.
E se não compete à Câmara criar emprego, compete-lhe criar condições de atracção - onde estão as áreas de acolhimento empresarial? porque não aceitou a Câmara as propostas de redução da derrama e do IMI? porque foge a população jovem do concelho? porque temos ainda de investir milhões em obras que deveriam estar concluídas há anos?

A razão é simples: com Universidade e empresas, com gente jovem e/ou qualificada, isso representariaum perigo para o poder. É preferível o quanto pior....melhor!

Anónimo disse...

No que concerne à juventude, o PSD/JSD têm apresentado boas propostas em sede de Assembleia Municipal:

- melhoramentos ao Cartão Jovem Municipal
- criação do Conselho Municipal da Juventude
- reposição da atribuição das bolsas de estudo a estudantes carenciados inscritos em estabelecimentos de ensino superior e criação de Bolsas de Estudo de Mérito Escolar

Obg

Anónimo disse...

Caro moderador,

Todos os temas que se relacionam com o nosso concelho são importantes, mas o desemprego é neste momento, o mais importante, porque dele ou da sua falta, se faz ou futuro. Quando Santo Tirso de acordo com um estudo recentemente divulgado pela Marketest lidera o ranking do desemprego, quando em fevereiro a taxa de cifrava em 16%, ou seja o dobro da média nacional, seria irresponsável não assacar culpas ao executivo e ao partido que o suporta. De há muitos anos a esta parte que os concelhos competem entre si para atrair investimento gerador de emprego e de riqueza e por isso criaram as necessárias condições, e esta Autarquia o que fez??? pois é, limitou-se a cruzar os braços. Transvrevo parte da noticia da edição de hoje do 1º de janeiro "DNA Trofa incentiva empreendedorismo.
A Câmara Municipal da Trofa apresentou ontem o projecto DNA Trofa, agência de incubação e inovação inspirada no DNA Cascais e destinada a incentivar e apoiar o empreendedorismo no concelho..."

Aqui ao lado Paços de Ferreira conseguiu criar condições para instalar o IKEA. sabe o que disse o deputado do Partido Socialista Jorge Gomes na ultima edição do Jornal de Santo Thyrso? vou só transcrever-se uma parte ".... e se, histerismos de atração de investimentos megalómanos que existem 2 ou 3 anos e depois deslocalizam....". Para o Partido Socialista de Santo Tirso os grandes projectos que o PS nacional apadrinha, e que a alguns dá o nome de PIN, não interessam. Infelizmente para as populações de Santo Tirso o sector textil continua a degradar-se com o Arco já a ponderar despedimentos em massa, mas para o PS local, grandes projectos não interessam. Espanta-me por isso que o Senhor Presidente fizesse flores com a NEOPLASTICA que como se sabe é uma Multinacional.
Peço desculpa de me alongar, mas o Senhor Moderador deveria estar mais atento ao concelho e ás suas realidades.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Já agora, também vi esses cartazes. Isso signica que essas são as unicas e/ou principais criticas do PSD??? Acha que a oposição do PSD se resume as esses 2 temas??? se acha, com que dados o faz??? É que na minha opinião os moderadores devem ser prudentes nas suas obervações para dar liberdade aos comentadores e não influenciar as suas respostas.

Tirso ao alvo disse...

caros "anónimos", caro "atento",
Uma coisa parece-me clara no universo bloguista de Santo Tirso: o PSD é activo e interventivo. Olhando para os blogs que conheço que abordam politica em Santo Tirso constato que sempre que se fala do PSD há de imediato vários comentários. Acho isso muito positivo.
Mas, vamos aos esclarecimentos:
1- Tenho particular interesse pela situação económica e social do concelho, principalmente pela questão do emprego.
2- Estou de acordo com o facto de a Câmara ter responsabilidades na situação actual por não criar condições para a fixação de empresas no concelho.
3- Considero que a responsabilidade pessoal, no que diz respeito aos elevados indices de desemprego do país, é dos sucessivos governos e das suas políticas que não acautelaram os interesses nacionais no momento da liberalização do comércio de produtos têxteis no ambito da OMC, nem criam mecanismos para impedir a deslocalização de multinacionais, além de terem permitido que os 3 quadros comunitários de apoio servissem para encher os bolsos a patrões chupistas!
4- O Ensino superior seria importante para o concelho, mas não significaria que a maioria dos seus alunos seriam de Santo Tirso, ou viriam a fixar-se em Santo Tirso. A maioria dos alunos do ISMAI não é da Maia nem lá fica a trabalhar, o mesmo acontece em Paredes, na Póvoa e Vila do Conde, etc...
5- Reconheço que ao nível da Assembleia Municipal o PSD (e não só) têm apresentado propostas nomeadamente na área da juventude.
6- Acho significativo que nenhum dos comentadores tenha falado sobre privatização dos parques de estacionamento... mas eu voltarei a abordar esse tema de forma desenvolvida em breve.

Tirso ao alvo

Anónimo disse...

http://youtube.com/watch?v=O5qf438qFZI

Anónimo disse...

Não nos podemos esquecer que uma Universidade, mesmo não fixando a totalidade dos seus alunos (nem perto disso) tem duas vantagens imediatas importantes - a liquidez que gera nos micro negócios locais e a criação directa de empregos, quer nos serviços administrativos e técnicos, quer na docência. Mas também eliminar um importante custo de contexto - aquele que impede que algumas empresas aqui se instalem, uma vez que avaliam o desenvolvimento municipal por vários factores, incluindo o da existência ou não de ensino especializado de nível 4 ou 5.

Num concelho bem próximo do nosso, anualmente,os alunos universitários (1000 alunos) deixam no comércio local uma receita líquida na ordem dos 2 milhões de euros.

Anónimo disse...

Pois é tirso ao alvo...não espeitam a vossa terra. São um resto de nada... esta coligação dos meninos do PSD e das Meninas do PCP está bem vincada, pena é que não dá filhos, são os dois estereis. Enquanto isso o PS leva-os a cantar, serenamente, sem problemas nem histerismos, começo seriamente a pensar que nem vale a pena. Tudo isto é triste. Eu digo não a esta coligação. Chego a ter vergonha! Já agora caro atento, demosntra ser uma pessoa pouco exigente e até mesmo pouco empreendedora, de todas as propostas que lança, não vejo nenhuma que chegue diretamente aos jovens:

- Cartão jovem - quase nenhum jovem aderiu, mesmo os elementos do PSD -
- Conselho municipal da juventude -estão a ir a reboque da Juventude Socialista que já apresentou essa proposta à muito tempo.
- Quanto às bolsas de estudo - concordo que teria de ser feito uma aposta forte no apoio aos jovens estudantes que verdadeiramente necessitem de ajuda - mas na minha opinião não seria atraves de uma simbolica quantia -

Agora falta mais horizonte nas suas palavras - fica muito aquem daquilo que os jovens esperariam de uma oposição - Se o pelouro da juventude da camara é fraco então esta oposição do PSD é mais fraca ainda. Só conheço uma oposição no que à juventude diz respeito é a da JComunista!