sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Ainda os 1200 postos de trabalho

Para os interessados, deixo aqui 3 visões diferentes sobre a matéria.
O texto do Portal do Governo PS
Um artigo de opinião afecto ao PSD
Um artigo de opinião afecto ao PCP

O Leitor que faça os seus juízos.

20 comentários:

Anónimo disse...

Caro administrador do Tirso ao Alvo,

Independentemente das suas preferências ideológicas, que naturalmente respeito, porque acima de tudo preso a liberdade de expressão, de todos, e não de alguns, não posso deixar de condenar a forma pouco séria com que aborda este tema.


De facto o Senhor pretende comparar, o que é verdadeiramente incomparável.

O Senhor procura estabelecer comparações entre posições dos 3 partidos (PS, PSD e PCP), colocando as posições oficiais do PS e do PCP, que obviamente, e muito bem, retirou dos seus sítios na internet e colocou um texto de um jornalista que não sei se tem alguma simpatia pelo PSD ou por qualquer outro força partidária. Mas sei, que o seu artigo de opinião é feito enquanto jornalista e não na de outra qualidade.

Para que os utilizadores deste espaço percebam o que o administrador do Tirso ao Alvo tentou fazer, deixo aqui uma síntese curricular do autor do texto que abusivamente foi colado ao PSD “Camilo Lourenço é jornalista económico e docente universitário. Começou n`O Jornal e foi um dos fundadores do Diário Económico e director da revista Valor, de onde saiu para assumir a direcção editorial das revistas Exame. Foi editor de economia da Rádio CMR e Rádio Comercial e comentarista da SIC Notícias. É colunista do Jornal de Negócios, Record e comentarista da RTP, Rádio Clube Português e TvNet.”

Se os utilizadores deste espaço, podem e devem reflectir, e porventura comentar, é esta forma pouco rigorosa de procurar confundir as pessoas. Sinceramente, eu que até tinha algum apreço porque este blog, e que cheguei a recomenda-lo, agora só posso assumir uma atitude de total repudio pela tentativa fracassada e facciosa com que este tema foi abordado. Lamentável, simplesmente lamentável…


Cumprimentos

Tirso ao alvo disse...

Não percebo a indignação, mas veja os argumentos do referido colunista e constate se não coincidem (no essencial) com os do PSD?
Não sou imparcial, tenho opinião sobre o que costumo escrever, logo tomo parte.
Neste caso apenas coloquei à disposição 3 textos e conotei-os com 3 posições diferentes assumidas por 3 partidos politicos.
Já agora, o PS local também discorda (ou diz discordar) com algumas posições do governo (por exemplo a Maternidade) e isso não mereceu o seu reparo!
Espero que reconsidere a sua opinião sobre este blog após este texto.

cumprimentos e até breve!

Anónimo disse...

Meu caro

Ser parcial não significa ser pouco sério. Uma coisa é a sua opinião que pode ser parcial, tal como a minha também pode ser. Outra coisa e bem diferente, é você colar um texto de um jornalista que não é do PSD a este partido. E isso meu caro, denota falta de seriedade.

O que o que amigo fez, com o objectivo de favorecer o seu partido, foi simplesmente colocar textos de 2 partidos, que reflectem aquilo que cada um pensa sobre o assunto, e paralelamente, colocou um texto de um jornalista que não é do PSD. Se de facto queria comparar posições dos 3 partidos, meu caro, só tinha um caminho, colocar a posição oficial de cada um deles, ou no mínimo, de qualquer dos seus dirigentes.

Não o tendo feito, esta pseudo-comparação está condenada ao fracasso, porque não tem qualquer credibilidade

Afinal você utiliza este blog para fazer politica de mercearia. Enfim.... depois venhem com falsos moralismos.

Anónimo disse...

continuação:

Porque razão não publicou o texto que serviu de base ao comunicado dos TSD. Eu sei, não dava muito jeito. Mas os utilizadores do seu blog podem aceder a esta posição através do seguinte link:

http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1339549

Já agora porque não dá uma vista de olhos!!!

Anónimo disse...

Estou de acordo com o anónimo isto é simplesmente vergonhoso, e por isso transcrevo a opinião do Presidente da Distrital do Porto do PSD Drº Marco António Costa que pode também ser vista no seguinte endereço:

http://diario.iol.pt/politica/marco-antonio-psd-porto-socrates-santo-tirso-desemprego/983173-4072.html

"O líder do PSD/Porto vai estar atento à promessa de José Sócrates que passa pela criação de 1.200 postos de trabalho num call-center da PT, em Santo Tirso.

Congratulando-se pela criação de novos postos de trabalho no distrito, Marco António Costa garantiu, no entanto, esperar que «não aconteça o mesmo que noutros investimentos apresentados no passado que nunca se concretizaram».

«Vamos fazer um levantamento exaustivo dos anúncios feitos pelo Governo sobre investimentos e criação de postos de trabalho no distrito, para perguntar, via parlamentar, porque não se realizaram. Simultaneamente vamos acompanhar de muito perto o investimento em Santo Tirso para que não aconteça o mesmo», disse à Lusa.

Falta um plano de combate ao desemprego

O líder do PSD/Porto lamentou que a apresentação do primeiro-ministro não tenha sido acompanhada de um «plano estruturado para combater o desemprego no distrito». O social-democrata recordou que o Governo do seu partido criou, em 2003, o PRODEP, um plano destinado a combater o desemprego no distrito do Porto que «teve resultados positivos».

«Em 2005 o plano terminou e o Governo do PS nunca o substituiu por outro programa que permitisse o combate a curto, médio e longo prazo do desemprego», afirmou.

Santo Tirso escolhido com vista às autárquicas

Marco António Costa considerou que a escolha de Santo Tirso para este anúncio obedeceu a «critérios eleitoralistas, dado que em 2009 se vão realizar também eleições autárquicas e toda a gente saber que a situação política na câmara [presidida pelo socialista Castro Fernandes] é complicada».

Para o dirigente do PSD, «o importante é pensar num plano integrado de combate ao desemprego no distrito e não em festas e festinhas em torno de situações como esta de Santo Tirso, que só se concretizará daqui a muito tempo, possivelmente só mesmo depois das próximas eleições».

Até porque, sublinhou, «o número real de desempregados no distrito é muito superior aos cem mil apresentados pelo Governo, dado haver muitos que não são contabilizados porque se encontram sem emprego há tanto tempo que já nem recebem subsídio e deixaram de estar inscritos nos centros de emprego»."


Também não compreendo como é que existindo posições de dirigentes e estruturas do PSD, o moderador tenha optado por um texto de um jornalista que não é do PSD.

Tirso ao alvo disse...

Caros anónimos,
Não lhes reconheço qualquer legitimidade para colocar em causa a minha seriedade nesta discussão!
Assumo que tenho posição sobre o assunto!
Assumo que disponibilizo para os leitores 3 posições que me parecem coincidentes (ou no essencial próximas) das posições oficiais de cada um dos partidos referidos!

Apesar de criticarem a opção que fiz para um texto "afecto" ao PSD, não recusam que estes argumentos sejam semelhantes aos do próprio PSD!

Mais uma vez estranho que não tenham criticado o facto de eu não ter colocado a posição do gabinete de imprensa do PCP, ou a posição do próprio PS!

Quem chama "pouco sério" a alguém, não é mais sério por isso!

Cumprimentos,
Até sempre!

Anónimo disse...

Meu Caro,

Parece que o meu amigo não seguiu a sugestão, e por isso não foi ler o que dizem os TSD e o Drº Marco António, e continua, numa atitude nada séria, a colar o jornalista ao PSD. Não é preciso fazer demagogia como o Senhor faz, porque eu não tenho legitimidade para representar o PSD, e o Senhor terá para representar o PCP???

Quanto ao PCP, de facto o senhor não retirou o texto do Gabinete de Imprensa do referido partido, mas do jornal avante, qual é a diferença???

Quanto ao PS, também é verdade que não retirou o texto do sitio do PS, mas sim do portal do Governo, qual é a diferença??

Estranho, porque não usou o mesmo critério com o PSD??

Porque pretendeu de forma vergonhosa enganar os mais incautos. Neste aspecto o meu amigo mais parece o CF com a teoria dos 58.000 milhões...

Em matéria de seriedade, ambos beneficiamos da vantagem do anonimato, com uma pequena diferença: O SENHOR ADMINISTRA UM BLOG e no seu lançamento escreveu o seguinte “…Tirso ao alvo pode ajudar à pluralidade.” É caso para dizer “olha para o que disse e não para o que eu digo”

Tirso ao alvo disse...

Isto não é nenhum caso que mereça tantas trocas de opiniões.
Pior que isso é o facto de o(s) anónimo(s)insistir(em) em acusações.
Em pouco mais de um mês e meio de funcionamento e mais de 2140 visitas já tive que defender o senhor Alírio quando o acusaram de ser o responsável pelos dados concelhios do IEFP, assim como retirei em todo este período um único comentário por visar aspectos da vida pessoal do mesmo Alírio.
Pretendem colar-me ao PCP? muito bem, que o façam. Possivelmente são os mesmos que há cerca de um mês me associavam ao PSD!
Reafirmo a intenção de contribuir para a pluralidade e por isso os senhores colocaram nestes comentários sites com posições oficiais do PSD, muito bem... deixarei que fiquem disponíveis para quem quiser consultar!
Por fim, o suposto anonimato não é nenhuma capa para a irresponsabilidade nem para a mentira ou o insulto. Tirso ao alvo matem-se fiel aos princípios que levaram à sua criação.
Podem ter a certeza que, sem me pôr em "bicos de pé" continuarei...

Anónimo disse...

Nem costumo estar de acordo com o tirsoaoalvo, mas desta vez dou-lhe razão!

Anónimo disse...

tambem acho que o post correcto!

Anónimo disse...

Artigo publicado hoje no Expresso.
Não necessia de comentários.


"OK, fala a Marta!

Sócrates regressou em grande. Contra a crise e o desemprego, tem a solução: call centers. E lá foi anunciar um em Santo Tirso. Em troca de apoio do Estado e de um terreno à borla, a PT não contrata trabalhadores. Isso seria demais. Contrata empresas de trabalho temporário que lhe fornecerão "colaboradores". Mas isto é um pormenor. Vão ser criados 1200 postos de trabalho. Para dizer a verdade também não se cria coisa nenhuma. Todos os serviços já existiam. Só foram concentrados em Santo Tirso. A estes novos empregos vão corresponder novos desempregos noutros sítios.

Não é novo emprego, mas, segundo o Governo e a PT, é emprego "qualificado". Sim, leram bem: agora trabalhar num call center é emprego qualificado. Deve ser. Pelo menos a julgar pela quantidade de licenciados que se vêem obrigado a enfiar-se nestes aviários com salários de 500 euros e empregos ultratemporários. Lembram-se da Marta, a menina do anúncio da empresa de seguros? No país do engenheiro Sócrates está ali um quadro superior.

Mas tentemos ver a coisa pelo lado positivo: cria-se emprego em Santo Tirso, um dos concelhos com mais desemprego no país. Bem, também não é exactamente assim. Como se vai privilegiar a contratação de pessoas com o 12º ano e mais de metade dos desempregados de Santo Tirso têm apenas a quarta classe, elas virão do Porto ou de Braga. E é assim que um governo inventa 1200 empregos que já existiam para combater o desemprego num concelho onde os desempregados não cumprem os requisitos exigidos para um trabalho qualificado que em países normais é considerado trabalho escravo. Uma excelente metáfora, este regresso de José Sócrates.

Daniel Oliveira"

Anónimo disse...

http://psdstirso.com/forum/topic.asp?TOPIC_ID=401

Anónimo disse...

A primeira reacção do PSD teve duas vertentes:
- ainda bem que vão instalar o call center em Santo Tirso,
- não convidaram os autarcas da oposição para a cerimónia!

É típico deste Partido dar uma no cravo e outra na ferradura.
Inspirados em velhas práticas maoistas/barrosistas (que vale a pena em tempos dos jogos olimpicos em Pequim)estes senhores ficam chateados por não fazer o papel de Durão Barroso na cimeira das Lages e, em função disso, não aparecerem na fotografia!
Mas, como parece mal criticar esta medida, embarcam na onda de aplausos e dizem o "típico e demagógico" há muito que pedíamos isso!
Se realmente pensavam assim, porquê que agora os senhores do PSD(oficial) se esforçam em divulgar o artigo do Daniel Oliveira de hoje no Expresso?
Daniel Oliveira, no artigo do expresso, diz que não vão ser criados postos de trabalho, apenas serão concentrados em Santo Tirso!
Diz ainda que a maioria dos trabalhadores deste call center não serão do concelho por não terem o 12º ano exigido!
Então o PSD acha que este investimento já deveria ter sido feito há mais tempo?
Então o PSD está de acordo que a Câmara cede um terreno daquela dimensão para construir empregos para pessoas de outros concelhos?
Então o PSD não acha que deveríamos privilegiar a cedência de espaços para criar emprego para os desempregados de Santo Tirso?

Anónimo disse...

Estes socislistas de meia tigela que aqui escrevem não percebem mesmo nada de nada.
Claro que este é um bom investimento para o nosso concelho!
Quem se atreverá a dizer o contrário?
Mas não é menos verdade que o eng. castro fernandes mentiu descaradamente quendo afirmou que 25% do desemprego ficaria solucionado com este call center.
Santo tirso não tem 1200 tirsenses aptos para este trabalho.
Será assim tão dificil entender isso?
O artigo do expresso diz isso mesmo.
Bom investimento para Santo Tirso? SIM
Empregará 25% dos desempregados de Santo Tirso? NÃO

Anónimo disse...

por acaso até vi o texto do daniel oliveira no blog do psd e o que me parece que vem em realce é o facto de o castro fernandes ter mentido aos tirsenses!
dos 5500 desempregados, 4000 tem a 4a classe e dos outros muitos têm o 6o ou o 9o ano e esse tb não contam para poder trabalhar no call center. Isto para n falar nos mais velho que, mesmo q tenham o 12o ano, não serão recrutados pela pt.
E esta, hein?

Anónimo disse...

será que os que sobram reduzem em 25% a taxa de desemprego de santo tirso?
NAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÃO!

Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=zPWiNa3up-U

Anónimo disse...

Fui eu que coloquei o artigo do Daniel Oliveira no blog e nada tenho a ver com o PSD. Sou apenas um tirsense preocupado com a minha Terra, e olhem que ultimamente tenho muito que me preocupar.
Para estes Srs do PS não se pode ter opinião, só a do "chefe" é que conta. Se pensarem pelas vossas cabeças, nas próximas eleiçoes não sei se o "chefe" vai ser eleito vereador. Modernizem-se e democratizem-se.

Anónimo disse...

Caro Augusto Duarte,
Não tenha a presunção de achar que é o único a divulgar este texto do Daniel Branco.
O PSD está a divulgá-lo no seu blog.
Já agora, deixe-me salientar o facto de, além de dizer ser um tirsense preocupado, ter nome de árbitro de futebol...

Anónimo disse...

vou fazer apenas 3 reparos ao comentário anterior:

1º Não é Daniel Branco mas sim Daniel Oliveira.

2º Se o Psd colocou o texto no seu blog, acho bem que o comente lá e não aqui.

3º É mil vezes preferivel ter nome de árbitro de futebol que de político.

Já agora, se não tem nada de útil a dizer neste blog sugiro que dedique o seu tempo a ajudar o Castro a tirar Santo Tirso da "cêpa torta"

E por aqui me fico...