terça-feira, 26 de agosto de 2008

Urbanismo em Santo Tirso - algumas notas...


As variantes rodoviárias ao centro de Santo Tirso permitem desde há alguns anos retirar milhares de carros diariamente do centro.
Nesse mesmo centro não há, ao contrario de muitas outras cidades, grandes aberrações urbanísticas. Até o prédio dos Carvalhais é quase insignificante quando comparado com os centros de muitas outras cidades.
De forma discutível e contestada (em certos casos) alguns (poucos) edifícios antigos do centro estão a ser recuperados deixando antever a possibilidade de uma "baixa" ainda mais agradável.
O estacionamento (que actualmente é gratuito e por isso convidativo ao passeio pelo centro) será um obstáculo dentro de alguns anos com a concessão a privados recentemente aprovada por larga maioria na Câmara e Assembleia Municipal.
Mas... o grande problema começa à medida que nos afastamos deste centro de cidade.
São zonas industriais sem infraestruturas e aparentemente inacabadas, são ruas da cidade em terra batida, é a falta de semáforos e de passadeiras, é até alguns licenciamentos absurdos como aconteceu recentemente com o licenciamento de uma fábrica de transformação de pedra em zona residencial. Diga-se que este processo foi revertido por acção dos moradores, já depois de Junta e Câmara terem dado parecer positivo.
A imagem da foto serve também de alerta para que não permitam que o desordenamento ganhe ao bom senso. Para que não permitam que a cidade de Santo Tirso seja rodeada de caos urbanístico.
Faz falta indústria no concelho, mas faz falta também a qualidade de vida. Convém a este propósito lembrar que em Santo Tirso registam-se com frequência níveis de Ozono acima do permitido por Lei.
Indústria não é sinónimo de poluição nem de caos urbanístico.
Que o necessário combate ao desemprego não sirva para fazer ainda mais asneiras!

20 comentários:

Jaime Toga disse...

Só te esqueceste de dizer que a privatização dos estacionamentos foi aprovada pelo PS e PSD.
Aliás, o PS e o PSD estão de mãos dadas nos principais assuntos do concelho!

Tirso ao alvo disse...

Eu não fiz nenhuma referencia a quem votou contra ou a favor desta decisão.
Disse apenas que foi aprovada por larga maioria.
... isto de ter um blog começa a ser complicado. parece que toda a gente quer fazer reparos em relação ao que foi escrito! podem fazer os reparos, mas comentem, contribuam, participem de forma construtiva!

Anónimo disse...

O tirso ao alvo parece ter ficado desorientado (como o PSD). Até já tem a mania da perseguição!
Ninguém aqui, até ao momento, criticou o facto de não ter referido a forma como votaram os Partidos na Assembleia Municipal.
Mas pelos vistos, o tirso ao alvo ocultou que o PS e o PSD fizeram panelinha neste assunto!!!
O Zé Graça é a solução para a nossa terra!

Anónimo disse...

Eu acho de um extremo mau gosto, que alguém, de forma absolutamente absurda e ridicula utilize o nome de terceiros para postar. Enfim... é o que temos...

Tirso ao alvo disse...

ALGUMAS NOTAS SOBRE OS POST`S:

1º Não creio que se possa dizer que esteja com a mania da perseguição. fiz uma ressalva, tal como o jaime toga fez a sua ressalva.

2º Não há, pelo menos no comentário a este post, utilização de nomes de terceiros.

3º Este espaço é de discussão e não de intriga. Até ao momento acho que tem havido uma discussão interessante sobre algumas matérias, importa que todos me ajudem em manter o nível da discussão de acordo com o interesse dos tirsenses.

Unknown disse...

Sim, o Zé Graça é a solução para Santo Tirso!
Os PSD`s armam-se em virgens ofendidas, mas na verdade receiam que Zé Graça os ultrapasse.
Os votos que Zé Graça teve para a Junta de Santo Tirso são suficientes para ser eleito vereador e tirar todas as hipoteses do PSD entrar na corrida para vencer a Câmara!

Anónimo disse...

É claro que sendo o Senhor jaime toga, politico profissional, porque é funcionário a tempo inteiro do PCP preferiu não comentar o assuntos mas atacar os outros partidos (para isso lhe pagam um salário). Só não explicou como se pode constuir parques de estacionamento de 5 milhões de euros sem dinheiro??? Será que o jaime toga pode dar-nos algumas ideias?? onde se vai buscar o dinheiro?? plantam-se mil e naascem cem mil?? Afinal o senhor jaime toga é contra a construção dos parques?? contra o facto de os utilizadores terem de pagar?? ou contra as parcerias publico-privadas que permitem construir estas infraestruturas que de outra forma não era possível??

Anónimo disse...

Coop,
Mas achas que os mesmos que votaram em josé graça para a junta o vão fazer para a camara?
És mesmo anjinho...
Achas que os psd's ferrenhos votam em josé graça?
Cresce!

Anónimo disse...

Em Santo Tirso contam-se pelos dedos os PSDS ferrenhos e esses foram muito mal tratados, pelos para quedistas.. E o Burro sou eu?.
E mais se houverem Ps`s descontentes em vez de votarem no PSD votaram no GRAça. Mas o senhor ou melhor o menino é tão inocente que ainda acredita no Pai Natal. Cresça e não chame anjinho, olhe que pode ser um espelho que tem à sua frente, pela vaidade e arrogância deve andar sempre de espelho. És lindo boneca!

Jaime Toga disse...

Passando ao lado da ofensa pessoal, convém lembrar, a propósito dos parques de estacionamento, que o que está em causa com este processo é o fim do estacionamento livre no centro de Santo Tirso.
Trata-se de um processo de privatização em que todos os parques existentes serão pagos e as ruas centrais com parquimetros irão duplicar!
Tudo isto por um preço base de €62,50 mensais que a empresa concessionária vai pagar!
É aqui que reside a critica!
12.500$ por mês que paga a empresa que vai ficar com a exploração dos parques de estacionamento!
Já agora, e os moradores de Santo Tirso que vão pagar para estacionar o carro à porta de casa!?
...e os trabalhadores do comercio que vão pagar para estacionar o carro junto ao seu local de trabalho!?
... e os clientes do comercio não vão preferir ir aos hipermercados onde o estacionamento é gratuito?
ELEVEM O NÍVEL DA DISCUSSÃO E FALEM SOBRE OS FACTOS REAIS!

Anónimo disse...

Estou parcialmente de acordo com o Jaime Toga. No entanto, o que está em causa e perdoem-me a ignorância é a construção dos parques. Segundo penso saber, quem vai financiar a sua construção são empresas privadas porque a Câmara não tem dinheiro para essas infra-estruturas. Logo se as empresas investem têm de ter algum retorno. Nas outras cidades passa-se igualmente a mesma coisa. Como sabem, já agora existem condições de excepção para os moradores e o que é necessário é que os partidos da oposição, quando a situação de colocar, defendem medidas de excepção para os moradores e comerciantes. Ninguém tem duvidas que o parque subterrâneo da feira permitirá requalificar aquele espaço e emprestar àquela zona outra qualidade de vida. Quanto ao parque nas traseiras da Câmara recordo que todas as ruas circundantes já têm parcómetros.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Luis Melo disse...

Infelizmente em Santo Tirso, a Câmara Municipal apenas "lava a cara" do concelho.

Todos os mandatos, faz uma remodelação no centro da cidade, deixando para 2º ou 3º planos, algumas obras essenciais na fronteira da cidade ou nas freguesias.

Anónimo disse...

POis caro Luis melo, será que consegue dar exemplos, vá lá faça um esforço, não diga só mal, apresente ideias.. dificil para si, acredito, mas tente!

Anónimo disse...

Percebo e compreendo a preocupação do Jaime Toga em relação aos trabalhadores do comércio, mas não entendo, porque motivo excluiu todos os outros que trabalham na cidade!!!

Anónimo disse...

Afinal o Luis Melo tirou a capa de "Observant". Muito bem, só mostra coragem

Anónimo disse...

Grand'a malandro!!!!!

Anónimo disse...

Se o Castro Fernandes quiser fazer uma Universidade e dar aos privados toda a zona ribeirinha ao Ave, mais os terrnos da Escola Agricola e o Parque Urbano da Rabada será que era correcto? NÃO

Sei que caricaturarei, mas queria apenas dizer que não vale tudo!

É preciso salvaguardar algumas coisas. Até se podia privatizar os parques subterraneos e deixar os parques à superficie para moradores (e trabalhadores do centro) e com alguns lugares gratuitos... NÃO ERA PRECISO PRIVATIZAR TUDO!
E as piscinas, porquê que já aprovaram a sua privatização?

Anónimo disse...

Este último senhor devia antes de falar e escrever, tentar perceber a diferença entre privatização e parceria público-privada. Qualquer estudante de economia pode explicar-lhe essa diferença senão vá ao google e escreva - " diferença entre privatização e parceria público- privada" Aí verá o quanto ridiculo é o seu comentário! Ridiculo é o minimo, pois não tem obrigação de saber... mas quem não sabe é como quem não vê, como diriam os Gato Fedorento:
- Sabes, sabes, sabes? Não?
- Então cala-te!!!!!!!

Anónimo disse...

O importante não é se a Câmara ganha muito ou pouco dinheiro com essas "parcerias público/privadas". É o que faz com ele. Se o usar para fazer parques gratuitos talvez o esteja a usar melhor que para deitar foguetes ao que vai fazendo bem feito.