quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Duas versões (ou visões) sobre uma manifestação.

Há cerca de dois meses os comunistas organizaram uma manifestação contra o desemprego em Santo Tirso.
Como é mais ou menos normal nestas coisas, os organizadores consideraram a manifestação um exito e disseram que tiveram cerca de 300 pessoas.
O PS fez um comunicado dizendo que foi um fracasso onde tiveram algumas dezenas de pessoas.

Trago este assunto agora porque o PS fez um boletim onde volta ao assunto com uma fotografia. Nesse momento lembrei-me das fotos que o PCP divulgou da manifestação. São duas formas de ver a manifestação, mas haverá duas formas de encarar o problema do desemprego em Santo Tirso?

Para que os leitores possam tirar as devidas ilações, cá ficam as fotos da manifestação.


(clique nas fotos para as aumentar)

13 comentários:

Anónimo disse...

Não fui à manifestação, mas estava a ver a exposição de artesanato na praça 25 abril quando chegou a manifestação. Não os contei, mas posso assegurar que não eram uma dezenas como quer fazer crer o PS.
Acho que tinha cerca de metade das pessoas que teve na manifestação da Maternidade.
Eram muitos embora eu ache que deveriam ser mais. Talvez tivesse mais gente se o PCP não tivesse feito a manifestação sozinho e tivesse convidado outras pessoas, associações e até outros Partidos...

Anónimo disse...

O senhor Presidente da Junta de Santa Cristina, também conhecido por Jorge Gomes, deveria ter vergonha de ter tirado esta fotografia para crititar quem defende o trabalho e os trabalahdores, coisa que ele não faz. Ou melhro faz, mas para defender o seu TACHO..... lamentável, simplesmente lamentável. e depis ando a dar vivas ao 25 de abril, deveria é dar vivas ao 24 de abril de 74 seria mais ajustado a este comportamento pidesco.

BEJA TRINDADE disse...

Então se foi assim um fiasco como diz Castro Fernandes, porque razão anda tão preocupado com o assunto?
Quanto aos espiões e bufos disfarçados em fotógrafos, já é sabido que Castro Fernandes recorre com frequência a esses elementos, para quem foi fã do salazarismo, não admira.
Castro Fernandes preocupa-se mais com esta manifestação do que propriamente com o desemprego que varre todo o concelho de Santo Tirso.

Anónimo disse...

foste apanhado jorgito!
és do pior que a política representa, sabias?

José Magalhães disse...

Oh Jorge, sinceramente... Tu sabes, melhor do que o Castro Fernandes, que os comunistas podem ser poucos mas são bons.

Este tipo de situações ilustra muito bem o que é a guerra de informação e desinformação na política actual, onde um ângulo da câmara faz diferença... nas aparências pois, infelizmente, a realidade do desemprego em Santo Tirso não muda consoante o ângulo da câmara.

Os cibernautas que se interessem por este tipo de questões fariam bem em ver o documentário "The Revolution will not be Televised":
http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Revolution_Will_Not_Be_Televised

Anónimo disse...

34 anos depois o medo regressa a Portugal:

- As polícias fazem incursões nos sindicatos
- Os trabalhadores são tratados como criminosos e identificados quando apenas pretendem manifestara sua indignação
- O Ministro Santos Silva (tal como se fazia no tempo da outra senhora) rotula de comunistas os professores que ousam indignar-se
- Os casos de perseguição politica são hoje uma realidade (veja-se o caso Charrua)

etc.,etc.,etc.

Em Santo Tirso existem os "bufos" em cada café, em cada esquina, lá estão eles (bem ao estilo dos bufos que trabalhavam para a PIDE) disfarçados de cidadãos cooperantes e sociáveis, sempre alerta para ouvir e ir a correr contar ao "todo poderoso".

O Jorge Gomes (Presidente da Junta de Santa Cristina do Couto e membro da Comissão Politica do Partido Socialista) é um dos casos mais conhecidos neste meio. Homem sombra do Presidente Castro Fernandes, tal qual um segurança, sempre atento aos passos do Senhor Presidente, pode-se ver-se nas diferentes iniciativas que ele se posiciona 1 ou 2 metros atrás do Presidente. Como se já não chegasse, agora tira fotografias, como fez na manifestação em causa, com o objectivo de identificar e condicionar aqueles que livremente pretendem manifestar-se.

É este o poder que se instalação em Santo Tirso há 26 anos e que dificilmente será derrubado.

Anónimo disse...

http://www.ipetitions.com/petition/call_center/index.html

Anónimo disse...

http://www.santotirsodigital.com/sociedade/sociedade134.html

Couto a Presidente disse...

Qual Fernandes, Graças, ou Abreus!
O que Santo Tirso precisa é de Joaquim Couto, o único que consegue por esta terra a andar para a frente!

Anónimo disse...

Esse gajo trabalha para a Camara??? Ouvi dizer que trabalha.
Isto bem investigado dava uma boa nobela.

Anónimo disse...

Chamar perspectiva de câmara a uma fotografia duma manifestação, ou marcha, ou seja lá o que for, em que se apanhe uma curva que esse ajuntamento percorra é fazer um elogio a quem a tirou. O que se deve chamar à foto do PS é uma tentativa idiota de esconder uma manifestação dos comunas com dimensão suficiente para assustar muita gente. Pelo menos a mim assusta-me. É que para os comunas terem tanto protagonismo os outros partidos têm que estar a fazer algo muito mal. E sim, eu também estava no artesanato a tentar perceber o tamanho que atingiria a manifestação, e posso assegurar que se os quiserermos contar às dezenas podemos. Temos é que falar de 25 ou 30 dezenas. Assusta e dá que pensar. Pelo menos para mim, que nas próximas eleições não vou votar por tradição mas vou tentar perceber, pela primeira vez, e a sério, quais as propostas que os comunistas têm para apresentar aos tirsenses. Posso até nem concordar e não votar neles, mas uma coisa garanto, depois desta ridicularia fotográfica: PS jamais! (ler jamais com sotaque francês).

Anónimo disse...

Meus senhores:
Se o PSD está desorientado, porque gastam o vosso tempo a tentar denegrir a imagem do partido e dos seus dirigentes. Se são favas contadas deviam estar mais descontraidos, penso eu de que...
Pois é as sondagens que chegaram às mãos do Castro Fernandes eram um descalabro e agora vale de tudo.
O João Abreu conseguiu em 2005 o melhor resultado de sempre para o PSD a concorrer sozinho. Se não fosse o jeito que o CDS e o Dr. Pinheiro Machado deram, não sei se agora o Jornal de Santo Tirso não seria um jornal livre e até com artigos da oposição sem passarem pelo lápis azul do actual presidente.
O Dr. João Abreu com o nosso dinheiro (dos contribuintes) e com o aparelho da câmara a funcionar para ele, seria presidente com uma perna às costas.
Como se não chegasse até o Sr. Graça veio dar uma mão.
COMO DIRIA UM SENHOR AFECTO AO PS E QUE SEMPRE QUE ESCREVE TENTA DIZER ALGUMA COISAS MAS NÃO CONSEGUE: SÃO PESSOAS TRISTES.
Por outro lado não posso esquecer o ataque pessoal que tentam lançar contra o Dr. Joaõ Abreu, indo ao ponto que se insurgirem na sua vida pessoal. Não somos feitos da mesma massa, porque senão estariamos a questionar aqui porque é que o Castro Fernandes escolheu o Sr. Benjamim para candidato à Junta, ou até porque é que o Nestor é o escolhido para ser o "ponta de lança" da Câmara na freguesia das Aves, ou até como chegou um ex-presidente da Câmara de Santo Tirso a Governador Civil. Tenham cuidado com os telhados de vidro porque às vezes os enfeites não são só nas épocas festivas.

Anónimo disse...

Este tema é qualquer coisa. Só dá para rir! É que as versões são baseadas em opiniões, as visões assentam sobre um sentido, a visão. Agora tudo depende do ângulo. há pessoas que ficam muito favorecidas vistas de determinado angulo, depois viram-se e é um susto, a mesma coisa acontece com as fotos, sejam elas tiradas por A ou B. Agora que esta manifestação ficou aquem das expectativas, ficou. Não por culpa do Pcp, mas sim por culpa da população em geral, que vai perdendo a irreverencia de ha muitos anos. De louvar a presença de muitas pessoas idosas nessa manif, os jovens não aderiram. POrque? Saudações.