segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Inicio do ano lectivo


Começou hoje formalmente o ano lectivo de 2008/2009 em todo o país.
Em Santo Tirso há alguns alunos que, devida a atrasos nas obras, são convidados a não ir esta semana.
Como é habitual, pelo menos sempre conheci assim os inícios de anos lectivos, há professores (pelo menos das actividades extra curriculares) que ainda não estão colocados.
Os funcionários do quadro, em várias escolas do ensino básico, rondam os 25%. Os restantes são contratados (à semana, ao mês ao ao semestre), tarefeiros e POC`s.
O mais caricato em tudo isto é que... pedem aos pais para levar papel higiénico porque "o dinheiro que nos é transferido pela Câmara não dá para tudo"!
Fazem grandes parangonas sobre a oferta de computadores, mas não têm dinheiro para papel higiénico?!
Assim vai o ensino em terras de sua majestade!

14 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade o ano lectivo não começou bem para uma auxiliar que estava ha vários anos na EB1 de São Martinho do Campo, e que foi substituida pela irmã da Vereadora da Educação Engª Ana Maria, pelo que sei, contra a vontade da escola.

Mas o que é encandaloso, é que foi a própria Engº Ana Maria quem deu a ordem de substituição.

Acho que a Engª Ana Maria, que até é de São Martinho do Campo, perdeu toda a vergonha, e que este caso deverá ser investigado pelas autoridades, para apuramento de responsabiidades

Trata-se claramente de uma situação abusiva e de autentico favorecimento da familia. E eu pergunto, como é isto possível??

Só espero que isto não fique por aqui e que o Presidente da Câmara, na qualidade de máximo responsável venha a "terreno" dizer alguma coisa. Vamos ver!!

Anónimo disse...

ISTO É UM VERDADEIRO ESCANDALO!!

Anónimo disse...

é verdade! Ao meu filho pediram que levasse papel higienico e sabonete liquido!

Anónimo disse...

O meu filho não precisa, ele só consegue cagar em casa.desde quando é que tens filhos artur?:)

Anónimo disse...

NOTA DO PCP Sobre a abertura do ano lectivo 2008/2009 no concelho

O Secretariado da Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP fez uma primeira análise à abertura do ano lectivo 2008/2009 no concelho, sobre a qual entende tornar público que:
1. Apesar dos esforços e das sucessivas notas para a comunicação social promovidas pelo gabinete de propaganda da Câmara Municipal de Santo Tirso, persistem atrasos na abertura do ano lectivo, verificando-se ainda a falta de professores, nomeadamente os das Actividades de Enriquecimento Curricular.
2. Contrariando a propaganda sobre o investimento, muitos pais continuam a ser “convidados” a levar papel higiénico e sabonete para a escola, espelhando características de sociedades sub-desenvolvidas nas escolas do ensino básico do concelho.
3. Verifica-se ainda a existência de escolas e jardins de infância que há muito aguardam uma intervenção adequada que permita a sua adaptabilidade às novas exigências da escola e da Educação bem como estabelecimentos que têm vivido em verdadeira penúria de recursos materiais e financeiros e cuja solução tenderá para o seu encerramento;
4. Aceitando linearmente as orientações do ME foram implementadas as Actividades de Enriquecimento curricular em espaços exíguos e inadequados, sujeitando os alunos e professores a situações escandalosas de verdadeiros atentados à sua integridade física, fundamentalmente no que respeita à Área da Expressão Físico – Motora;
5. Apesar de haver já legislação que o contraria, o preço do valor a pagar nas cantinas escolares teve um aumento superior a 5%, sendo actualmente €1,46 o valor fixado pela autarquia:
6. Várias são as escolas em que as refeições continuarão a ser servidas em condições pouco recomendáveis e que seriam, com certeza, objecto de encerramento se fossem sujeitas a uma inspecção da ASAE;
7. Prosseguindo com uma política de acentuação da precariedade laboral, mais de metade dos auxiliares de acção educativa das escolas do ensino básico não estão colocados nos quadros, contribuindo desta forma para a precariedade da vida dos funcionários e para a instabilidade do dia-a-dia escolar. Há mesmo escolas onde mais de 2/3 dos auxiliares são precários;
8. A legislação existente obriga à remoção das telhas de amianto das Escolas. Contudo, são várias as Escolas do concelho de Santo Tirso que possuem ainda materiais com este componente cancerígeno;
9. Face a este cenário, reprovamos veementemente o protocolo que a Câmara Municipal de Santo Tirso assinou com o governo para assumir ainda mais competências na área da educação. A sucessiva desresponsabilização do Estado em relação à Escola pública tem levado à progressiva diminuição da qualidade do serviço assegurado, bem como à degradação das condições de trabalho dos professores, educadores e auxiliares.

Santo Tirso, 18 de Setembro de 2008
O Secretariado da Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP

Anónimo disse...

Sou pai de um aluno da escola onde aconteceu este infeliz episódio. Conheço por isso a situação. Para que se saiba a escola é a EB1 de entre-estradas em São Martinho do Campo. Também conheço muito bem a Engª Ana Maria, com quem partilhei o banco da escola. Não nutro por ela grande simpatia, mas não esperava que ela fosse tão longe.
O afastamente da auxiliar cujo nome sei, mas que não quero divulgar para que ela não seja peseguida, foi mau para a escola e para as crianças. A sua substituição pela irmão da senhora Vereadora, que é uma pessoa conflituosa, talvez porque se sinta protegida, foi muito má para a escola. Lamento que ninguém faça nada e que a senhora vereadora continua a dispor das escolas a seu bel prazer. Casos como estes em concelhos "normais" davam manchetes, mas em Santo Tirso fica tudo abafado. Afinal o 25 de Abril ainda não chegou ao nosso concelho, ou chegou, e já se foi!

Anónimo disse...

Este último comentário é um hino, qualquer coisa de magnifico, vejamos:
- Diz que não divulga o nome da pessoa substituida, pois afirma que ele pode ser perseguida..?!?!?

- Manchete de jornais?
em Santo Tirso tudo é manchete de jornais, principalmente o que é mentira.

- Alguém no seu juizo perfeito acha que a Eng Ana Maria faria uma coisa dessas sabendo que no dia seguinte toda gente saberia?

- Será que a história está bem contada?
pensem bem....

Anónimo disse...

Caros amigos,

Para quem tiver alguma dúvida sobre o que escrevi, basta ligar para a Escola EB1 de entre-estradas e colocar a questão, e assim ficará a saber que a Engª Ana Maria de facto fez o que referi. Parece incrivél! é preciso ter um grade topete! Isto reflete o clima de impunidade em que mergulhou Santo Tirso. A Engª Ana Maria não contava é que isto se soubesse. Espero sinceramente que este caso não fique por um simples blog.

Anónimo disse...

Para sem saber....

Na verdade nada sabe. Dizer que em Santo tirso se fazem manchetes com mentiras é no minino passar um atestado de menoridade mental aos Tirsenses. Em Santo Tirso, o principal Jornal transformou-se num orgão oficioso da Câmara e do PS, que a Autarquia sustenta com os nosso impostos, para que alguns parasitas, que até integraram listas do PS para a AM, possam viver à grande.

Realmente, neste, como em quase todas as matérias regredimos 20 anos. Temos de dar corda aos sapatos.

Anónimo disse...

Para os menos atentos:

Sabem de quem era o jornal "Semana Tirsense" que faliu?? DO SENHOR RUI RIBEIRO da Comissão Politico do PS,percebem agora porque esse jornal estava simplesmente ao serviço da Câmara e do PS??

Sabem quem lá trabalhou a fingir que era jornalista?? O agora presidente ds Junta de Santa Cristina do Couto. Simples coincidência....

Anónimo disse...

É inacreditável que se faça um juízo tão pernicioso sobre uma situação que não se aprofunda nem se conhece na sua essência. Quem acompanha minimamente o trabalho, a postura, a diginidade e o espírito de serviço que a Sra. Engª. Ana Maria Ferreira tem colocado no exercício das suas funções, facilmente perceberá que todas estas acusações acerca da colocação da sua irmã são falsas, destituídas de argumentação e fundamentação válida e, claramente, feitas com um só intuito: tentar destruir o trabalho de quem, com afinco e uma grande dose de verticalidade, exerce um cargo que, de facto, não está ao alcance de qualquer um.
É tempo de fazerem alguma coisa de útil no lugar de usurparem com total despudor a integridade de quem a tem e luta diariamente por mantê-la. Como dizem os "antigos", e desculpem a expressão: os nossos olhos só vêem a «merda» nos olhos dos outros...

Carla Teixeira disse...

Não sei quantos de vocês eestiveram presentes no seminário Educação:Desafios, que a Câmara de Santo Tirso promoveu, onde ficou bem claro, pela boca da vereadora com o respectivo pelouro, que a autarquia concede às escolas um apoio pecuniário para expediente e limpeza, apesar de essa NÃO ser uma competência da câmara. Ou seja, a Câmara dá mais do que aquilo a que é obrigada, e ainda leva com as críticas. Um absurdo!

Tirso ao alvo disse...

A Câmara leva com as críticas? dá mais que o que é "obrigada"??

Mas não é esta Câmara que aceitou (a troco de dinheiro vivo em véspera de eleições) ficar com mais responsabilidades no ensino?
não é esta Câmara que aceitou ficar com responsabilidades do governo em matéria de educação?????
Então, de que se queixam?
Eu vi documentos de escolas básicas a apelar a que os alunos levassem papel higiénico e sabonete!!!!!!
Isto é "terceiromundista"!!!!!!!

Anónimo disse...

ESTE BLOG SÓ PODE SER DO PSD, COM O INTUITO DE DENEGRIR A IMAGEM DO MUNICÍPIO DE SANTO TIRSO. A AVALIAR PELOS GRÁFICOS À DIREITA, ONDE SE VOTA DETERMINADA SITUAÇÃO E QUE ESTÃO TRANCADA NESTE MOMENTO, É VISÍVEL A MANOBRA BAIXA E RELES COMO SE MANIPULAM OPINIÕES. ISTO É UM ATESTADO DE... BOM, DE MEDIOCRIDADE MAS PARA QUEM AGE DESTA FORMA. SÃO UNS COITADOS... ASSIM NÃO VÃO LÁ!!!