quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Desta vez concordo com o PS/Santo Tirso!

Desta vez (julgo que a primeira nos últimos anos) concordo com o PS de Santo Tirso!
Vi algures que o PSD apresentou em reunião de Câmara uma proposta para que o IRS no concelho baixasse, argumentando com a redução dos rendimentos médios das famílias tirsenses e com a "fuga" de população para concelhos vizinhos.
Esta proposta procura aproveitar uma faculdade admitida por Lei, segundo a qual os municipios podem reduzir até 5% o valor do IRS a pagar pelos munícipes, por deliberação da Câmara.
Aqui ficam alguns dos meus argumentos para que o IRS não seja diminuído por este meio:
  • O "benefício" fiscal que resultaria desta medida seria socialmente injusto por reduzir a carga fiscal tanto mais quanto maiores forem os rendimentos.
  • não faz sentido que o necessário desagravamento da carga fiscal sobre os trabalhadores seja feito à custa dos cofres das autarquias.
  • A redução prevista pela Lei é nula ou quase nula para a generalidade das famílias tirsenses visto terem rendimentos tão baixos.
  • O que faz falta, no domínio das autarquias, é a redução das taxas de IMI.
Quanto aos argumentos utilizados pelo PSD, nomeadamente no que diz respeito aos baixos rendimentos da população de Santo Tirso, tal deve-se à política de contenção salarial assumida ao longo dos últimos anos.
Seria justo tentar contrariar esta politica e beneficiar simultaneamente aqueles que ganham mais?
Deve ser o próprio governo a assumir alterar a carga fiscal sobre os rendimentos de quem trabalha!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Inicio do ano lectivo


Começou hoje formalmente o ano lectivo de 2008/2009 em todo o país.
Em Santo Tirso há alguns alunos que, devida a atrasos nas obras, são convidados a não ir esta semana.
Como é habitual, pelo menos sempre conheci assim os inícios de anos lectivos, há professores (pelo menos das actividades extra curriculares) que ainda não estão colocados.
Os funcionários do quadro, em várias escolas do ensino básico, rondam os 25%. Os restantes são contratados (à semana, ao mês ao ao semestre), tarefeiros e POC`s.
O mais caricato em tudo isto é que... pedem aos pais para levar papel higiénico porque "o dinheiro que nos é transferido pela Câmara não dá para tudo"!
Fazem grandes parangonas sobre a oferta de computadores, mas não têm dinheiro para papel higiénico?!
Assim vai o ensino em terras de sua majestade!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Que futuro para a CAMAC?

A CNB/CAMAC que atravessa há anos problemas económicas e de financiamento. Importa contudo dizer que ao longo de anos os seus proprietários/administradores tiveram como única preocupação a acumulação de lucros, insistindo numa politica de baixos salários e não cumprindo com as obrigações fiscais e sociais.

Actualmente a empresa tem em curso um plano de viabilidade elaborado em parceria com o Estado no final da década de noventa, decorrente da reorganização das suas antigas dívidas fiscais e à segurança social o qual, segundo Tirso ao alvo apurou, tem sido adequadamente cumprido.

A empresa mantém problemas empresariais recentemente muito agravados por causa de dificuldades de acesso ao crédito e, igualmente, por dificuldades em candidatar-se a fundos comunitários, designadamente do actual QREN, por causa da existência de obrigações decorrentes do contrato de regularização das dívidas, negociado e acordado com o Estado e, pelos vistos, cumprido

Ou seja: não obstante o acordo entre o Estado e a CAMAC continuar aparentemente a ser cumprido, a sua própria existência condiciona (ou até impede) a possibilidade da empresa aceder aos meios financeiros de apoio do QREN, seja para efeitos de modernização e reestruturação produtiva, seja para efeitos de apoio a estratégias de internacionalização e diversificação de mercados.

Tudo isto acontece com a única empresa de pneus com capital 100% nacional.

Tudo isto acontece quando, na freguesia visinha de Lousado - VNFamalicão, há uma empresa estrangeira domesmo sector (Continental) que recebe apoios milionários.

Ao que consegui apurar, a esperança desde trabalhadores passa agora por uma possível compra da CNB-Camac pela multinacional Brigstone... com um bocado de sorte, esta multinacional terá os apoios que a Camac nunca teve!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Duas versões (ou visões) sobre uma manifestação.

Há cerca de dois meses os comunistas organizaram uma manifestação contra o desemprego em Santo Tirso.
Como é mais ou menos normal nestas coisas, os organizadores consideraram a manifestação um exito e disseram que tiveram cerca de 300 pessoas.
O PS fez um comunicado dizendo que foi um fracasso onde tiveram algumas dezenas de pessoas.

Trago este assunto agora porque o PS fez um boletim onde volta ao assunto com uma fotografia. Nesse momento lembrei-me das fotos que o PCP divulgou da manifestação. São duas formas de ver a manifestação, mas haverá duas formas de encarar o problema do desemprego em Santo Tirso?

Para que os leitores possam tirar as devidas ilações, cá ficam as fotos da manifestação.


(clique nas fotos para as aumentar)